sábado, 26 de junho de 2010

CAMPINA GRANDE

Cidade de Campina Grande é a segunda mais populosa do Estado da Paraíba (após João Pessoa, capital do Estado, da qual dista 120 km). De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2005 sua população é estimada em 376.132 habitantes e sua área territorial é de 621 km². É considerada um dos principais pólos industrial e tecnológico da Região Nordeste do Brasil. O município foi criado em 1788. A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho.

Tem destaque nas áreas de informática, serviços (saúde e educação), no comércio e na indústria, principalmente indústria de calçados e têxtil, suas atividades econômicas principais. Sedia empresas de porte nacional e internacional.

Detém uma boa infra-estrutura de estradas, transportes (rodoviário, aéreo e ferroviário), comunicações e energia elétrica.

Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, pois conta com duas universidades públicas (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB) e particulares como a FACISA, a U.V.A., a UNESC e a CESREI, com cursos nas áreas de humanas, exatas e saúde, pós-graduação, garantindo um dos melhores pontos universitários do país e excelente exportador de bons profissionais para o mercado de trabalho. É comum estudantes do Nordeste e de todo o Brasil virem morar na cidade para estudar nas universidades de Campina Grande.
Além de um ótimo ensino superior, a cidade oferece boa capacitação para o nível médio e técnico. Instituições especializadas como o SENAI, SENAC, Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado, Laboratório de Vestuário e a Escola Técnica Redentorista, além de contar com o Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB.

Campina Grande hoje atua no turismo, importando e exportando culturas e tecnologia em eventos de reconhecido porte no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário