sábado, 26 de junho de 2010

O Maior São João do Mundo

Eventos Paralelos

SÍTIO SÃO JOÃO

Retratando a vida sertaneja, o Sítio São João traz elementos da vida rural da década de 40, com casa de moradia dos sitiantes, bodega, capela, casa de farinha e depósito de mangai. Também os costumes da época, com as formas de cozinhar e dormir. Para os visitantes interessados, o Sítio São João foi instalado este ao ano na Avenida Manoel Tavares.


VILA NOVA DA RAINHA



Campina Grande era chamada, em suas origens, de Vila Nova da Rainha. Uma cidade cenográfica instalada na parte inferior do Parque do Povo exibe as formas da época em que Campina Grande, como entroncamento da região sertaneja para o litoral, recebia tropeiros que transportavam suas mercadorias e gêneros de primeira necessidade, acampando na vila. O local, que era de descanso, se transformou num grande entreposto comercial. Os turistas vão se deparar com a réplica da catedral, do cassino e diversas réplicas de casas da época.


PIRÂMIDE



Tem sido o espaço reservado a apresentação de dezenas de quadrilhas e grupos folclóricos.

O turista poderá, sem se preocupar com as chuvas que são comuns no mês de junho, apreciar as apresentações e conhecer um pouco mais das danças e cultura nordestina na Pirâmide do Parque do Povo.



Bandeirolas e balões em verde amarelo fazem alusão aos jogos da Copa do Mundo, tendo sido instalado também um telão para que os visitantes acompanhem os jogos da seleção brasileira. Acontece neste espaço o Festival de Quadrilhas, com a novidade do concurso que elegerá o “Casal Junino”, sendo avaliados a simpatia, desenvoltura, coreografia e roupas do casal, entre outros detalhes.


SALÃO DO ARTESANATO




Os turistas poderão levar suas lembranças do maior São João do Mundo. Uma feira de artesanato exibe aos visitantes vasta variedade de produtos regionais, desde redes a réplicas de carros de boi, bonecas de pano etc. As peças de artesanato comercializadas são confeccionadas a partir de matéria-prima rústica, como madeira, estopa, bucha vegetal, sisal, barro, couro ou tecido.


CULINÁRIA





Não poderia faltar a culinária nordestina. Nas centenas de barracas e pavilhões o turista e anfitriões da cidade de Campina Grande terão nos 30 dias de festa um Cardápio Turístico, em três idiomas – português, inglês e espanhol –, e poderão apreciar pratos típicos tais como, buchada de bode, cuscuz com carne guisada, pamonha, pé-de-moleque, delícia de macaxeira, tapioca, canjica, manguzá, bolo de milho, etc. Não podemos esquece da cachaça de alambique, produzida na região de forma artesanal, boa para esquentar as noites juninas.


CASAMENTO COLETIVO

Alguém encalhado por aí? Pois é, a cidade promove ainda o casamento coletivo. A devoção aos santos juninos e a crendice popular, que giram em torno de seus poderes, mantêm vivas algumas expressões da cultura popular do Nordeste. Por exemplo, acreditar que Santo Antônio é casamenteiro é tradição que se transfere de geração a geração e que foi absorvida e está sendo preservada pelo Maior São João do Mundo. É por isso que a programação do evento reserva espaço a um “Casamento Coletivo” em pleno Parque do Povo.


TREM FORROVIÁRIO



É opção que não acaba mais. O Maior São João do Mundo também tem o Trem Forroviário. Num passeio de 12 km, em uma locomotiva com 7 vagões, o turista desfrutará de um belíssimo passeio da cidade de Campina Grande ao Distrito de Galante, tendo a oportunidade de conhecer as paisagens bucólicas da região e se divertir ao som de muito forró. No trem os turistas contam com recepcionistas, bar com bebidas, comidas típicas, segurança e apoio especializado. Ao desembarcar em Galante, a festa continua, com o Arraial de Galante, uma ampla estrutura com passeios a cavalo, ou em carroças de burro ou jegues e comidas típicas.


ILHAS DE FORRÓ

São várias palhoças chamadas de “Ilhas do Forró”. Durante as 30 noites de festa mais de 90 trios de forró animam o rala-buxo, no mais autêntico forró pé-de-serra. A estrutura dessas ilhas lembra muito as palhoças da zona rural, que tradicionalmente realizam as festas do interior.



FOGUEIRA



Uma fogueira de mais de 10 metros de altura construída a partir de cola, poliuretano, tecido, dentre outros instalada na parte superior do “Quartel General do Forró”, dando aos visitantes a impressão de uma fogueira de verdade e tornando ainda mais belo o cenário dos festejos do Maior São João do Mundo.


Corrida do Jegue

Este é sem dúvida o evento mais divertido do São João de Campina. Trata-se de uma competição de corrida de jegues que acontece no Parque do Povo, a céu aberto.
Os animais se inscrevem no dia e no local da competição e se preparam para a corrida. Os jegues recebem nomes, números e se alinham para correrem em baterias de 4 jegues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário